Web sites movidos a bancos de dados:

Web sites movidos a bancos de dados:

O que são e como são construídos?

Translated by Alvaro Becker

Quando eu estava iniciando em programação e design de web sites, há alguns anos, lembro de toda a terminologia, tecnologia e conceitos que voavam por aí, o que só tornava ainda mais difícil fazer entrar na minha cabeça este negócio de web.

Pensando nisso, achei que seria uma boa idéia escrever um artigo curto e (espero) agradável que ajudará muita gente a entender melhor todo o assunto.

Este artigo tentará desmistificar as páginas web movidas a bancos de dados ... também chamadas de ‘páginas dinâmicas ou web sites dinâmicos’.

Não se preocupe, Não vou entrar em conversa de nerd, esmiuçando em detalhes a criação de páginas dinâmicas. Ao invés disso, vou lhe dar uma breve visão geral que lhe ajudará a entender:

  1. Quando você precisará construir web sites dinâmicos.
  2. Que ferramentas estão disponíveis para isso.

O que são páginas dinâmicas?

Para entender as páginas dinâmicas, é preciso primeiro entender as páginas normais ou 'estáticas'.

Páginas não-dinâmicas são aquelas que não mudam a cada vez que são carregadas no navegador, nem mudam quando o usuário clica em um botão. A única mudança que você verá em páginas estáticas será quando elas carregarem ou descarregarem, que é o que acontece quando se clica num hiperlink.

Resumindo: páginas web estáticas (as páginas comuns que você constrói) têm sempre a mesma cara e o conteúdo nunca muda, a menos que você carregue uma nova página ou mude a página existente e carregue a nova versão para o servidor web.

As páginas dinâmicas, por outro lado, podem mudar a cada vez que são carregadas (sem que você tenha que fazer essas mudanças) e podem modificar seu conteúdo baseado em ações do usuário, como clicar num texto ou imagem. (não estou falando em carregar uma nova página!)

PÁGINAS WEB MOVIDAS A BANCO DE DADOS

Um dos tipos mais comuns de páginas dinâmicas é o baseado em banco de dados. Isso significa que você tem uma página web que pega a informação de um banco de dados (ao qual está conectada por programação) e a insere em seu conteúdo a cada vez que é carregada.

Se a informação armazenada no banco de dados muda, a página conectada a ele também tem seu conteúdo automaticamente modificado sem intervenção humana.

Este tipo de página é comum de se encontrar nos sites de bancos, na área de homebanking, onde você acessa (digitando seu nome de usuário e senha) e verifica o andamento da sua conta bancária. As informações da sua conta são aramzenadas num banco de dados que está conectado à página web, de forma que você possa visualizar suas informações.

Imagine se a página com as suas informações bancárias tivesse que ser modificada de forma tradicional (à mão) cada vez que houvesse uma entrada ou saída na sua conta! Mesmo mil manés trabalhando 24 horas por dia, tomando uma xícara de café atrás da outra, não conseguiriam manter tudo atualizado!...

Espero que você esteja começando a entender por que você precisa de um site movido a banco de dados: se quiser que sua informação seja atualizada constantemente, assim como nos sites dos bancos.

Os sites movidos a bancos de dados podem ser construídos usando-se várias tecnologias diferentes, cada qual com suas vantagens. As principais delas são as seguintes:

  1. PHP
  2. JSP
  3. ASP
  4. PERL
  5. Cold Fusion

Escreverei sobre essas tecnologias em futuros artigos e newsletters. Você agora tem a lista delas, para poder fazer suas próprias pesquisas sobre as mesmas.

Aprenda sobre bancos de dados.

Continua …

A Programação de web sites movidos a bancos de dados também pode ser chamada de ‘programação server side’ ou ‘programação do lado do servidor’.

A razão de ser chamada assim é que a 'ação' ou mágica que permite às páginas web conectarem-se ao banco de dados acontece dentro do servidor.

Isso é o que acontece: cada vez que uma página dinâmica está para ser enviada ao navegador, o servidor constrói automaticamente a página e envia automaticamente uma página HTML padrão ao navegador.

O servidor 'sabe' como construir a página seguindo as instruções dadas pelo programador. Isso é diferente de outras tecnologias, como JavaScript, que rodam diretamente no navegador.

Neste ponto muitas pessoas ficam confusas por causa da diferença entre programação do lado do servidor e programação do lado do cliente (usuário), como é o caso do JavaScript.

PROGRAMAÇÃO DO LADO DO CLIENTE - O outro tipo de página dinâmica.

Lado do cliente (isto é: do navegador) ou o que é conhecido como DHTML ... HTML dinâmico.

DHTML é formado basicamente por HTML junto com JavaScript (algumas vezes VB script) para fazer a página mudar seu próprio conteúdo (no que diz respeito ao usuário) sem precisar recarregá-la ou carregar uma nova página.

Os exemplos de DHTML incluem menus drop down, imagens ‘flutuantes’ que voam sobre a página, etc ... se olhar por aí, vai achar muitos exemplos na web.

Obs.: O nome DHTML tem sido substituído pelo termo 'DOM SCRIPTING'. É praticamente a mesma coisa (programação no navegador para fazer as coisas acontecerem de forma dinâmica). Mas o DHTML tem um pouco de conotações negativas do final dos anos 90, assim mais gente agora se refere a ela como  'DOM scripting.'

Espero que agora você tenha um entendimento básico do conceito de web sites dinâmicos, DHTML e web sites movidos a bancos de dados. Tentei apresentar a informação numa linguagem não-técnica para não confundir.

O lado ruim é que esta abordagem simples não me faz 100% preciso ... algum geniozinho por aí pode apontar um ou dois itens que não são extamente assim. Mas não se preocupe, minhas informações estão absolutamente certas.

Basta dizer que esta é apenas uma introdução ao assunto.

Se você gostou do artigo e quiser ver mais, me diga!

Stefan Mischook.

Top
© 1996 - Killersites.com – All rights reserved
国产在线精品亚洲第1页,国产在线精品亚洲二区,九九线精品视频在线观看视频